THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

segunda-feira, 30 de março de 2009

« ESPECIAL PRIMAVERA »

A Praça da Alegria inicia programas durante toda esta semana nas terras do Alto Minho. Hoje, encontra-se no concelho de Ponte de Lima.
-Às segundas-feiras, feira quinzenal nesta localidade.
Terra linda, formosa, Ponte de Lima o coração do Alto Minho.

Neste momento se está exibindo o Rancho Folclórico de Refoios...Neste grupo existe uma uma boa cantadeira, a D. Albertina. Fico comovida ao ver estas imagens, ouvindo seus cantares.

Ponte de Lima é um jardim e berço do folclore, com o Rio Lima a seus pés! Falando nos seus trajes, existem vários: o de trabalho, o de lavradeira em tom vermelho, traje de festa e o de domingar; não esquecendo o traje de noiva, mais o de mordoma,etc.

Terra de cultivar o linho, desfolhadas nas eiras e suas danças. Não faltando a exibição do ouro, chamado" parolo ", orgulho destas gentes.

Refoios é terra de grande beleza, como a TV, demonstra. -Bom ar puro, nesta paisagem e ruralidade.

-Cozinha de Ponte de Lima: trabalham muitas pessoas ligadas à restauração para oferecerem e mostrar suas tradições gastronómicas, com os rojões e o afamado arroz de serrabulho, não se encontrando igual noutro lugar!

O património será a massa humana, deste concelho e em dia de Feira quinzenal, tão importante, onde nada falta e tudo se encontra.

-Terra morena, vestida de rude granito da Serra D'Arga, Ponte de Lima é uma terra cheia de história, de arte e beleza natural, de rusticidade e património. Este concelho é muito florido, tem o Jardim do Arnado, um museu rural, as suas ramadas( latadas ), celebrando bem a Primavera.

Em Maio 2009, vai haver um Festival Internacional dos Jardins, organizado pelo Francisco Calheiros, exibindo artes nos jardins. Será uma forma de catalizar muitas pessoas mostrando seus dotes , ligados às suas habilidades florais.

Não esquecer os muitos solares, com jardins clássicos e barrocos. Este concelho com seus filhos fora do seu país, longe, tão distantes; que nesta hora ao verem este programa através da RTP INTERNACIONAL, estarão com uma lágrima ao canto do olho!

Aqui nunca faltam Cantares ao desafio com os muitos tocadores de Concertinas deste concelho.... Boas tradições Minhotas!

Por isso, as" Feiras Novas " são também," Dia de Festa ", " Dia Santo de Romaria ", se venerando a Santa Nossa Senhora das Dores. A não perder no terceiro Domingo de Setembro.

1 comentários:

Maria da Cruz disse...

Muito bem, amiga!
Bela descrição do modo de vida da Cidade de Ponte de Lima, que eu já tive o prazer de visitar por várias vezes. Adorei essa maravilhosa e bela cidade! Não só pela sua beleza natural mas por toda a beleza que a mão do homem " tem conseguido colocar. Os seus belos jardins,o Rio,as festas,a comida,tudo foi do meu inteiro agrado!
Uma das vezes tive a " sorte ou o azar"!!! de ir no dia das Feiras Novas. Quando chegámos à entrada da cidade era um movimento de carros e pessoas e nunca mais acabava. Só depois nos informaram do que se estava a passar!Demorámos imenso tempo até podermos chegar aos nossos aposentos,no Solar "PAÇO DOS CALHEIROS" que tinha uma vista maravilhosa para Ponte de Lima.
Ainda tentámos ir para o arraial,mas nunca vida em toda a minha vida tanto trânsito!!! carros, carros, carros por todo o lado! Em cima de passeios, na berma das estradas,até que resolvemos ir para o Solar e de lá vermos o Fogo de Artifício.
Apesar de tudo, adorei este belo passeio que minhas filhas me ofereceram.